quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Olhares


Flagra ao cobrir um campeonato de surf em Salvador há dois anos

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Estréia

Caí nesse treino do Bahia de pára-quedas...
Fui pra fazer fotos de dois jogadores do Bahia pra um perfil do Caderno 10 e voltei com as imagens do treino no Fazendão...




domingo, 26 de agosto de 2007

Inspiração

As crianças são sempre inspiradoras...
A Escola Municipal Parque São Cristóvão, em Salvador, foi selecionada para representar a Bahia no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2006. A instituição foi escolhida por desenvolver um trabalho especial de atendimento a estudantes até a 4ª série e de estimular a inclusão de portadores de necessidade especiais.
Fui fazer as imagens dessa gratificante matéria e uma delas me cativou...

sábado, 25 de agosto de 2007

"Baianas de acarajé"


Visualmente atraente, a imagem me chama
Pela espontaneidade, pelas cores, pela alegria, pelo inusitado
Mas por quê queremos que todos os baianos sejam sempre "baianas de acarajé?"
Não queremos, fomos induzidos a isso...



quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Impunidade

Uma das notícias dos jornais de hoje me deixou particularmente abalada: “Família é morta depois de denunciar policiais”. Há dois meses, o jovem barbeiro Paulo Rodrigo Rodrigues Santana Braga, 19 anos, denunciou que havia sido torturado, juntamente com sua irmã, no interior de sua residência por policiais militares. Segundo o garoto, sacos plásticos, panelas, facas e gordura quente foram alguns dos acessórios utilizados para intimidar os dois.

Na ocasião, fui cobrir a notícia. O que vi foi o sentimento de indignação dos vizinhos e da mãe de Rodrigo que tinha a certeza da participação dos policiais no crime. A revolta era grande e o medo de continuar em casa por ter denunciado o ocorrido maior ainda.
O receio se confirmou. Paulo Rodrigo Braga, sua mãe, Aurina Rodrigues Santana, 44 anos, e seu padrasto, Robson da Silva Rodrigues, 29 anos, foram assassinados a tiro na madrugada de hoje dentro da casa onde moravam.



terça-feira, 14 de agosto de 2007

É só uma questão de ponto de vista...

Veja da forma como quiser
Escolha o ângulo de tudo que puder olhar e sentir
Fotografe a vida








domingo, 12 de agosto de 2007

Descanso

De um lado um ato público sobre a adoção de animais de rua, do outro a praia da Barra, Salvador, Bahia. Enquanto aguardava uma movimentação maior e uma caminhada do protesto (que demorou a aparecer...), me detive no domingo "relax" de algumas pessoas que lá estavam.





quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Foco

Não, a ausência de foco não foi proposital. A idéia de movimento do grupo Sours Perkisyon foi transmitida inconscientemente (na verdade, exatos momentos em que fui traída pelo meu flash...) durante um ensaio no ateliê do Mestre Lua, Centro Histórico de Salvador. Nove percussionistas, vindos da Ilha de Reunião, no Oceano Índico, fazem parte do grupo que veio à Bahia conhecer seus ritmos e cultura no dia 25 do mês passado.



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

MSTS

Cheguei tarde e não presenciei a interdição da Avenida Suburbana, trecho de Escada, por integrantes do MSTS (Movimento do Sem Teto de Salvador) no dia 02 deste mês. Não deu tempo de ver e nem de fotografar cerca de 200 pneus queimando e impedindo o tráfego de veículos no local. Deu tempo sim, de ver a angústia de alguns quando pensavam na possibilidade de sair de suas casas. Deu tempo de visitar uma escola, uma nascente localizada no final do terreno, de ver muitas flores plantadas nas “varandas” dos barracos. Deu tempo de ouvir: “Pode entrar, aqui todo mundo é amigo” e ainda de lavar meu rosto sujo de fuligem (do que sobrou dos pneus queimados) com água e sabão oferecidos pelos moradores. O protesto tinha um motivo. Segundo Pedro Cardoso, coordenador do MSTS, o grupo estava em um processo de negociação com a Coelba (proprietária do terreno) e a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e, por isso, não esperava receber a liminar determinando a saída do local. “Ficamos surpresos com a decisão de que teríamos que desocupar imediatamente a área e ainda hoje teremos uma reunião pra discutir o assunto”, diz.


















































domingo, 5 de agosto de 2007

O que não foi publicado

Por falta de adequadas instalações de higiene funcionários da Vigilância Sanitária interditaram um frigorífico no bairro de Sussuarana, em Salvador, há aproximadamente um mês. Até então a notícia era apenas essa. O que se viu depois não foi noticiado por nenhum veículo de comunição: um pouco do que o ser humano é capaz pra matar sua fome.
Os repórteres que lá tinham estado não presenciaram a cena. Como meu tempo era maior pude acompanhar a retirada de todo alimento estragado do local (e também dos que estavam em bom estado de conservação) e o seu despejo em um caminhão de lixo.
Nada sobre esse momento foi publicado. Nem texto, muito menos imagem.
"As imagens mostram excessiva degradação humana", foi a resposta que ouvi.

sábado, 4 de agosto de 2007

Gente

A pauta era uma manifestação em frente à Prefeitura de Salvador. Nada. Marcada para às duas da tarde, só me restava esperar. Nada. Onde estavam aquelas pessoas que queriam reivindicar melhorias sanitárias e habitacionais? Não se via nada nem ninguém parecido com um protesto. Esperei mais um pouco e aí sim vi muita gente. Elas já estavam lá, passando de um lado a outro, o tempo inteiro, sem que antes eu tivesse me dado conta. Lá estava essa gente com suas reivindicações interiores, seus protestos pessoais, suas manifestações individuais. Um pequeno recorte de toda essa gente está aqui. Foi o que vi antes de voltar pra redação sem as imagens do protesto marcado na Praça Municipal.


"Gente é pra brilhar,
Não pra morrer de fome
Gente deste planeta do céu
De anil
Gente, não entendo gente nada
Nos viu
Gente espelho de estrelas,
Reflexo do esplendor
Se as estrelas são tantas,
Só mesmo o amor"

(Caetano Veloso)